STF libera tramitação de ADPF sobre prorrogação de jornada em atividade insalubre

A maioria do Plenário acolheu agravo da CNI, para quem a autorização caiu em desuso e não é compatível com a autonomia privada coletiva garantida pela Constituição Federal. Por decisão do Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), voltará a tramitar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 422, em que a Confederação Nacional…

SST e ESOCIAL

Quando começa o envio de SST? ☑️ 1º grupo – 13 de outubro de 2021 ☑️ 2º grupo – 10 de janeiro de 2022 ☑️ 3º grupo – 10 de janeiro de 2022 ☑️ 4º grupo – 11 de julho de 2022  Quais os eventos compõem a fase? ☑️ S-2210 – Comunicação de Acidente de…

Empresa não recolheu meu INSS: Como faço para pedir aposentadoria?

Empresa não recolheu meu INSS: Como faço para pedir aposentadoria? Trabalhador não pode ser prejudicado se empregador descontou valor e não repassou à Previdência Social. Todo mês, ao receber o salário, o trabalhador tem um desconto referente à contribuição previdenciária. No entanto, nem sempre as empresas repassam, de fato, esse valor ao INSS (Instituto Nacional…

FAP x ROTATIVIDADE

A Portaria Interministerial MTP/ME nº 02, publicada em 21/09/2021, dispõe sobre o resultado do processamento do FAP em 2021, que será utilizado a partir de Janeiro/2022. O percentual, que é atribuído a cada estabelecimento será divulgado em 30 de setembro e as empresas terão um prazo para contestar, caso não concordem com o valor atribuído.…

ISS – LC 116/2003 – INCIDÊNCIA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA (ISS) SOBRE O MONITORAMENTO E RASTREAMENTO DE VEÍCULOS E CARGA

A LEI COMPLEMENTAR N° 183, DE 22 DE SETEMBRO DE 2021, incluiu na Lista de serviços do Anexo Único da LC 116/03, o serviço de monitoramento e rastreamento de veículos e carga, com vigência na data de sua publicação. 11.05 – Serviços relacionados ao monitoramento e rastreamento a distância, em qualquer via ou local, de veículos,…

FGTS tem papel de destaque na expansão do crédito para os trabalhadores do setor privado

Aumento do limite do consignável, criação do Saque Aniversário e uso dos recebíveis dessa categoria de saque como garantia de empréstimos levaram a essa ampliação O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem desempenhado papel cada vez mais importante no aumento do acesso ao crédito pra os trabalhadores do setor privado, aponta nota produzida…