ICMS/AC – Instituição do Programa de Auxílio à Regularização Fiscal (PARF)

A Prefeita do Município de Rio Branco, por meio da Lei Complementar n° 76/2019 (DOM de 03.12.2019), institui o Programa de Auxílio à Regularização Fiscal dos Contribuintes de Rio Branco (PARF), inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou por ajuizar, parcelados ou não, da administração direta e indireta, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31.10.2019. Os débitos que…

ICMS/PI – Dispensa do envio da Declaração de Informações Econômico Fiscais (DIEF)

O Secretário da Fazenda do Estado do Piauí, por meio da Portaria GSF n° 246/2019 (DOE 29.11.2019), estabelece os procedimentos quanto à dispensa do envio da Declaração de Informações Econômico Fiscais (DIEF), para os contribuintes obrigados à entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD/ICMS IPI), e define o prazo de envio da EFD para os prestadores de serviço de comunicação. Os…

ICMS/MT – Alterações na Legislação Matogrossense quanto a Substituição Tributária

O Governador do Estado do Mato Grosso, por meio do Decreto n° 312/2019 (DOE de 29.11.2019), altera o RICMS/MT, quanto ao regime da substituição tributária. Na mesma data, foi publicada a Portaria SEFAZ n° 195/2019, que estabelece as Margens de Valor Agregado (MVA) utilizadas para composição da base de cálculo da substituição tributária. As disposições são válidas a…

ICMS/PR – Novos Valores de Pauta para Cervejas, Refrigerantes, Energéticos, Isotônicos e Água Mineral (Substituição Tributária)

O Diretor da Coordenação da Receita do Estado do Paraná, por meio da Norma de Procedimento Fiscal n° 48/2019, divulga os valores de base de cálculo do ICMS devido por substituição tributária, a serem utilizados a partir de 01.12.2019, nas operações com cervejas, refrigerantes, energéticos, isotônicos e água mineral.   Fiscal TributaNet Consultoria

ICMS/PB – Entrega de EFD será obrigatória para todas as empresas do Simples Nacional da Paraíba

A partir de janeiro de 2020, as empresas optantes do Simples Nacional com inscrição estadual na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) deverão entregar os arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD), independente do faturamento do exercício anterior. Conforme o Decreto 39.554, publicado em 7 de outubro de 2019, todos os contribuintes optantes pelo Simples Nacional,…

Pagamento indevido ou a maior

Quando uma empresa, por engano, efetua recolhimento de valores a mais, temos o que é chamado de pagamento indevido ou a maior. É considerado indevido quando todo valor pago foi a maior. No entanto, se apenas parte dele foi indevida, aí teremos a situação de pagamento a maior. Importa relevar que uma premissa básica dos…