O que abre e o que fecha no Dia de Finados

O movimento nos aeroportos no feriado prolongado de Finados deve ser 54% maior em relação ao registrado na mesma folga (2 de novembro) em 2020. A projeção da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), divulgada pela Agência Brasil, indica que os voos comerciais regulares devem receber 776 mil passageiros, entre amanhã ( 29) e quarta-feira (3). Alguns serviços têm o funcionamento…

Receita Federal lança assistente virtual para atendimento online no site

O assistente orienta, por enquanto, sobre assuntos aduaneiros, atendendo intervenientes no comércio exterior, mas já está prevista a inclusão de novos temas. A Receita Federal acaba de lançar o primeiro Assistente Virtual (atendimento robotizado, ou chatbot) em seu site. Neste primeiro momento, o assistente orienta usuários sobre o registro de despachantes e ajudantes e sobre…

Receita orienta sobre restituição de valores de imposto de renda em razão de decisão judicial

Trata-se de decisão referente à não incidência de imposto de renda sobre juros de mora sobre rendimentos recebidos acumuladamente. Contribuintes que tiverem valores retidos devem retificar sua declaração. Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que os juros de mora incidentes em verbas salariais e previdenciárias pagas em atraso têm caráter indenizatório e…

DCTFWEB: PERGUNTAS E RESPOSTAS

Nos últimos dias, tenho recebido muitas dúvidas relacionadas à DCTFWeb e, a maioria, são dúvidas repetidas. Por isso, resolvi compilar as mais recorrentes para vocês! Vamos lá: ? Já posso enviar DCTFWeb da competência outubro? Apesar de já ser possível o envio, a RFB está orientando que seja feita a transmissão apenas após o dia…

Governo Federal disponibiliza versão simplificada do eSocial para MEI e segurados especiais

Novo módulo facilitará o registro de funcionários de pequenos empreendedores, pequenos produtores rurais, pescadores artesanais e outros segurados especiais Os microempreendedores individuais (MEI) e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão usufruir de novas facilidades dos novos módulos simplificados do eSocial, a partir da segunda-feira, 25 de outubro. O eSocial…