Desde a sua implementação no dia 16 do mês passado até o momento, cerca de 3 mil novas empresas constituídas na Junta Comercial do Estado de Goiás (JUCEG) e Secretaria da Fazenda (SEFAZ) tiveram suas inscrições concedidas, via Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim).

Inicialmente a integração abrangerá apenas os estabelecimentos principais (primeiro cadastro) não se aplicando o sistema a mudança a abertura de filiais ou de empresa principal já cadastrada na Pasta, conforme esclarece a Coordenação de Cadastro da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (GIEF), da SEFAZ.

Instituída pela lei nº 11.598/07, a REDESIM visa permitir que o cidadão abra ou regularize sua empresa de forma ágil e sem burocracia. A rede é administrada por um comitê gestor composto por integrantes dos governos federal, estadual e municipal. Todos os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de novas empresas atuarão de forma interligada, permitindo que todo o processo ocorra por meio de entrada única na internet.

O sistema de compartilhamento de informações entre JUCEG e SEFAZ permite ao empresário e contador a abertura de empresa em um único fluxo interconectado, sendo a maior parte do processo realizado pela internet.  Com a integração, o interessado em constituir uma nova empresa basta se dirigir a apenas um órgão para preenchimento dos dados básicos, e as informações cadastrais serão automaticamente compartilhadas.

Fonte: SEFAZ do Estado de Goiás.