Decisão judicial autoriza empresa do Simples a se enquadrar em programa emergencial de retomada do setor de eventos

As empresas do setor de eventos e turismo enquadradas no Simples Nacional podem se beneficiar do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que reduz a zero as alíquotas de PIS, COFINS, CSLL e IRPJ. O entendimento é da juíza federal Nilcéa Maria Barbosa Maggi, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Pernambuco, que concedeu liminar a um restaurante…

Alterações incorporadas ao Manual de Orientação do eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é um projeto integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), executado pelo governo federal. Seu objetivo é manter um Ambiente Nacional Virtual que recebe todas as informações  Previdenciárias, Trabalhistas e Tributárias de empresas de todos os segmentos e portes. O eSocial é o instrumento…

Pronampe beneficia mais de 221 mil MPEs e disponibiliza R$20,3 bilhões em crédito em apenas um mês

Em julho de 2022, o Pronampe se tornou uma linha de crédito permanente, buscando auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras com a concessão de crédito em 12 instituições financeiras diferentes. Em apenas um mês, entre 25 de julho e 25 de agosto, os bancos que participam da modalidade já disponibilizaram R$20,3 bilhões em crédito para…

Versão 8.0.5 do Programa da ECF

Foi publicada a versão 8.0.5 do programa da ECF, com as seguintes alterações: i) Correção do problema de impressão do relatório de pastas e fichas.   ii) Correção do problema da recuperação de dados da ECD com período maior que a ECF. iii) Ajuste na atualização de campos de cálculos alteráveis. iv) Melhoria do desempenho do…

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a correção monetária paga em rendimentos de aplicações financeiras

Um novo julgamento será feito no Supremo Tribunal Federal (STJ) para decidir se há incidência do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a correção monetária paga em rendimentos de aplicações financeiras. Hoje, o entendimento é de que essa atualização pode ser tributada. Estão suspensas todas as tramitações no Brasil referentes…

EFD-Reinf: versão 2.1.1 traz mais segurança em seu preenchimento

Existem muitas obrigações que as pessoas jurídicas devem apresentar, e uma delas é a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída) . É preciso estar sempre se atualizando sobre essas declarações, a fim de não cometer erros. Dessa forma, a Receita Federal do Brasil, publicou no site do projeto Sped a Tabela…