A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, por meio da Receita Municipal, repassará ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) a listagem dos contribuintes de IPTU que estão em débito com o município. A operação, em um primeiro momento, identificará 25 mil contribuintes inadimplentes, que mesmo acionados não regularizaram seus débitos. Com isso, os contribuintes terão a negativação de seus nomes o que implicará na dificuldade para obtenção de crédito.

Para evitar a negativação e a restrição de crédito, a partir deste quinta-feira começaram a ser enviadas guias de parcelamentos, com pagamento da primeira parcela até 30 novembro. Se o contribuinte não possuir outros débitos pendentes, a adesão ao acordo encaminhado poderá evitar o contratempo. Os pagamentos poderão ser feitos em bancos ou casas lotéricas ou pelo site da Secretaria Municipal da Fazenda (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf).

Quem desejar informações pode contatar a Secretaria pelo telefone 156 (para chamadas locais) e (51) 3289.0156 (para chamadas de outras cidades). O atendimento telefônico é das 9h às 17h. Presencialmente, o atendimento é feito na Loja de Atendimento – Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, das 9h às 16h.

Fonte: Portal Jornal do Comércio.