Já passou por uma situação assim? Na qual a rescisão do empregado foi enviada e validada no eSocial, mas na CTPS digital o vínculo continua em aberto? Sabe como resolver? Vamos lhe ajudar!

Ultimamente, têm sido frequentes as reclamações dos profissionais de departamento pessoal em relação a esse assunto, e para resolver é mais simples do que você pode imaginar.

Conforme orientação do próprio Ministério do Trabalho, é preciso orientar o empregado a fazer a atualização do seu CNIS.

Artigo 58 da IN n° 77 de 21 de janeiro de 2015:

  • 1° Não constando do CNIS informações relativas a atividade, vínculos, remunerações e contribuições, ou havendo dúvida sobre a regularidade desses dados, essas informações somente serão incluídas, alteradas, ratificadas ou excluídas mediante a apresentação, pelo filiado, da documentação comprobatória solicitada pelo INSS, conforme o disposto nesta IN.

 Para fazer a atualização do CNIS, existem duas formas:

  • Pelo aplicativo Meu INSS
  • Por ligação para o número 135 da Previdência Social

Para acessar o Meu INSS, basta baixar gratuitamente o aplicativo na sua loja virtual (App Store da Apple e Play Store do Android) e seguir os passos recomendados pela própria aplicação.

Por: Natalia Claudino

Revisão: Beatriz Baptista

Portal Educação – Netspeed

Fonte: Instrução Normativa nº 77/2015, artigo 58, §1°