O assunto de hoje é sério: No mês passado foi noticiado o vazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros ?

E o que isso afeta o DP? Na prática, não muito. Mas pode nos afetar na vida privada, então resolvi trazer esse alerta para vocês!

O que sabemos até o momento:

✅ Foram dois vazamentos!
? O primeiro com informações do CPF, nome, sexo e data de nascimento.
? O segundo com mais informações: além de CPF, dados de escolaridade, benefícios sociais, renda, score, foto, endereço, informações do imposto de renda, entre outros dados.

✅ Os dados estão sendo vendidos por criminosos em 37 pacotes, com os mais variados conteúdos.

✅ A ANPD, Procon e outros órgãos já estão atuando para identificar a origem desse megavazamento. A Serasa já foi apontada como uma possível fonte, mas ainda não foi confirmado.

⚠️ Algumas pessoas estão acessando o site “Fui vazado!” para consultar se o seu CPF faz parte do vazamento ou não.
Eu não recomendo tal ação! Isso porque o site pede CPF e data de nascimento para a consulta e, apesar do desenvolvedor ter se apresentado e liberado o código fonte do site, não temos como garantir que é 100% confiável.

❇️ O mais sensato a fazer é estar atento a qualquer movimentação suspeita nas suas contas e logins, mudar dados de acesso e senhas e aguardar os órgãos oficiais apontarem a melhor solução para essa questão.

Definitivamente, essa é uma prova de fogo para a ANPD, que acabou de ser criada e já está enfrentando o que deve ser o maior vazamento já registrado no Brasil.

Tributanet Consultoria